A definição de periodontal é: “ao redor do dente”. A doença periodontal é uma infecção dos tecidos ao redor dos dentes. Placas, bactérias, cálculos, raça, genética, saúde geral, idade e cuidados domiciliares influenciam a progressão da doença periodontal. A principal razão subjacente para a doença periodontal é a placa.
A doença periodontal é a condição clínica mais comum que ocorre em cães e gatos adultos e é totalmente evitável. Aos três anos de idade, a maioria dos cães e gatos tem alguma evidência de doença periodontal. Infelizmente, além do mau hálito, há poucos sinais evidentes do processo da doença para o dono, e a limpeza dentária profissional e a terapia periodontal geralmente chegam tarde demais para evitar doenças extensas ou para salvar dentes. Como resultado, a doença periodontal é geralmente subtratada, e pode causar múltiplos problemas na cavidade oral e pode estar associada a danos aos órgãos internos em alguns pacientes à medida que envelhecem.
A doença periodontal começa quando bactérias na boca formam uma substância chamada placa que adere à superfície dos dentes. Subsequentemente, os minerais na saliva endurecem a placa em cálculo dentário (tártaro), que está firmemente preso aos dentes. O tártaro acima da linha da gengiva é óbvio para muitos proprietários, mas não é, por si só, a causa da doença.
O problema real se desenvolve quando a placa e o cálculo se espalham sob a linha da gengiva. As bactérias nesta placa “subgengival” colocam em movimento um ciclo de dano aos tecidos de suporte ao redor do dente, levando eventualmente à perda do dente. Bactérias sob a linha da gengiva secretam toxinas, que contribuem para o dano tecidual se não forem tratadas. Essas bactérias também estimulam o sistema imunológico do animal. As alterações iniciais fazem com que os glóbulos brancos e os sinais químicos inflamatórios se movam para o espaço periodontal (entre a gengiva ou o osso e o dente). A função dos glóbulos brancos é destruir os invasores bacterianos, mas os produtos químicos liberados pelos glóbulos brancos sobrecarregados causam danos aos tecidos de suporte do dente. Em vez de ajudar o problema,
A doença periodontal inclui gengivite (inflamação [avermelhamento] das gengivas) e periodontite (perda de osso e tecido mole ao redor dos dentes). Existe uma ampla gama na aparência e gravidade da doença periodontal, que muitas vezes não pode ser adequadamente avaliada ou tratada sem anestesia geral para pacientes veterinários. Os efeitos dentro da cavidade oral incluem danos ou perda de tecido gengival e osso ao redor dos dentes, desenvolvimento de um buraco (fístula) da cavidade oral para as passagens nasais causando descarga nasal, fraturas da mandíbula após enfraquecimento do osso maxilar e infecção óssea (‘osteomielite’). Bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea e são transportadas pelo corpo. Estudos em cães mostraram que a doença periodontal está associada a alterações microscópicas no coração, fígado e rins.
O tratamento da doença periodontal de um animal de estimação é multifacetado. Se o seu animal de estimação tem tártaro ou grandes quantidades de placa presente, a limpeza dental profissional é primeiro necessária, para realizar um exame oral completo, dimensionamento e polimento. Radiografias dentárias são necessárias para diagnosticar corretamente e auxiliar no tratamento de pacientes com doença extensa. Quando a periodontite está presente, várias opções de tratamento podem ser empregadas para salvar os dentes. Dentes com recessão gengival, exposição radicular ou bolsas periodontais podem ser candidatos à cirurgia periodontal. Procedimentos periodontais avançados, como cirurgia do retalho gengival e enxerto ósseo, podem ser usados para regenerar tecidos periodontais e economizar dentes.
A saúde geral do paciente, o custo de tratamentos específicos e a disposição do proprietário em fornecer a higiene bucal em casa devem ser levados em consideração antes de realizar a terapia periodontal. Sem o cuidadoso atendimento domiciliar feito pelo proprietário para manter os dentes do animal de estimação limpos e evitar a recorrência da doença periodontal, a terapia periodontal não será bem-sucedida, e os dentes gravemente afetados exigirão a extração.
Fonte: https://www.azvetdentists.com
Siga-nos no Instagram: @flexvet