A estomatite felina é uma inflamação grave ou ulceração do epitélio oral e é uma doença debilitante para gatos afetados. Falta de ar, dificuldade em comer e babar são sinais clínicos típicos. Alguns pacientes têm grandes áreas da cavidade oral cobertas de áreas dolorosas e cruas. Esta condição requer tratamento dentário veterinário agressivo.
Embora gatos ocasionais respondam a tratamento médico e meticulosa higiene bucal (embora isso não seja bem tolerado por um gato com uma boca dolorida), para a maioria dos gatos, a extração da maioria ou de todos os dentes proporciona a melhor probabilidade de alívio. Gatos que não respondem completamente à extração de todos os dentes muitas vezes podem ser gerenciados por tratamento médico, conforme necessário.
Os dentes caninos (presas) dos gatos frequentemente apresentam fraturas na ponta do dente. Como a câmara pulpar se estende muito próximo à ponta do dente em gatos, até pequenas fraturas podem expor o tecido pulpar sensível. Isso inevitavelmente leva à infecção e morte do tecido pulpar (doença endodôntica). Qualquer dente canino fraturado em um gato, independentemente da extensão da fratura, deve ser inspecionado de perto e radiografado sob sedação ou anestesia para determinar se o tecido pulpar está exposto. Dependendo dos resultados do exame radiográfico e clínico, o dente pode ser tratado com terapia endodôntica ou extraído.
Animal com estomatite
Curado após extrações de boca cheia
fonte: https://www.azvetdentists.com/
Siga-nos no instagram: @flexvet