Outubro Rosa Também Para Animais
Câncer de mama em animais? Como assim?
Quando chega o mês de outubro, muitas empresas buscam conscientizar a população sobre a campanha Outubro Rosa, que lembra sobre a importância da prevenção do câncer de mama nas mulheres. A doença possui grandes chances de curas e estar atenta à prevenção dela é essencial para os melhores resultados.
O que muita gente desconhece é que também nossos animaizinhos, principalmente as fêmeas, também sofrem dessa doença que, se não identificada no início, pode levar a morte.
Diversos índices de clínicas e hospitais veterinários apontam para um número considerável desse tipo de doença, cerca da metade dos casos de câncer atendidos são da mama.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da doença é bem parecido com o dos humanos, através da observação da mama, onde podem ser notados nódulos, pólipos ou aumento do volume do tecido mamário. Apenas com o passar do tempo e crescimento do nódulo podem ocorrer dor, feridas na pele e presença de secreção de leite e/ou secreção escura nos mamilos.
Causas!
Alguns especialistas afirmam que o desenvolvimento de câncer de mama está fortemente relacionado ao uso de anticoncepcionais. Dizem ainda que possuem predisposição para a doença fêmeas obesas e por isso é essencial o constante controle de peso do animal.
E isso tem tratamento também para os animais?
O tratamento é sempre cirúrgico. O animal passa por diversos exames de avaliações para assim realizar a cirurgia, seja ela dá cadeia mamária acometida (total ou parcial), exame histopatológico (biópsia) do nódulo removido cirurgicamente, seguido ou não de quimioterapia, o que vai depender do diagnóstico do veterinário.
Tem como evitar?
O câncer, como nos seres humanos, pode ser relacionado a inúmeros e desconhecidos fatores. Sabe-se que uma das maiores formas de prevenção é a castração. Estudos já confirmam que a castração antes do primeiro cio diminuiu para 0,5% a chance de desenvolver tumor de mama em cadelas. Se a castração for realizada entre o primeiro e segundo cio, a chance aumenta para 8%, e depois do segundo cio, para 26%.
SIGA-NOS NO INSTA: https://www.instagram.com/flexvet/