Social

Definição de maloclusões dentárias em cães é o primeiro passo para o tratamento Por Dr. Brett Beckman

Definir más oclusões dentárias em cães é o primeiro passo para o tratamento. Quando os dentes não se alinham corretamente, a dor e outros problemas dentários estão provavelmente identificando e prevenindo problemas

Os cães merecem o mesmo sorriso franco e envolvente que nós humanos procuramos, certo? OK, isso pode ser um pouco esticado, mas o que nossos pacientes merecem é uma mordida confortável. Este artigo destaca as classes de má oclusão em cães. Os artigos futuros desta série abordarão casos individuais que se enquadram nessas classes e mostrarão o que pode ser feito usando técnicas comuns e incomuns para resolver problemas.


Maloclusão em cão: oclusão normal dos incisivos em um cão

Foto 1: oclusão normal dos incisivos em um cão.

Embora prevenir maloclusões de dentes permanentes seja ideal, a maioria dos casos que os dentistas veterinários encontram consistem em doença dente-em-dente ou dente-em-tecido traumática em um paciente adulto que poderia ter sido evitada. Muitos pacientes apresentam desgaste dentário grave, fraturas, doença endodôntica e trauma no tecido mole ou no osso do assoalho palatino e lingual. Assim, conhecer a anatomia normal é o primeiro passo para reconhecer oclusões anormais que podem progredir para doenças mais graves.


Maloclusão em cão: oclusão normal dos caninos em um cão.

Foto 2: oclusão normal dos caninos em um cão.


Tipos de más oclusões em cães

O American Veterinary Dental College (AVDC; www.avdc.org) descreve as más oclusões dentárias da seguinte forma:

  • Distorsão: Um dente que está em sua posição anatomicamente correta na arcada dentária, mas está anormalmente inclinado em uma direção distal.
  • Mesioversão: Um dente que está em sua posição anatomicamente correta na arcada dentária, mas está anormalmente inclinado em uma direção mesial.
  • Linguoversion: Um dente que está em sua posição anatomicamente correta na arcada dentária, mas está anormalmente inclinado em uma direção lingual.
  • Labioversão: Um dente incisivo ou canino que está em sua posição anatomicamente correta na arcada dentária, mas anormalmente angulado em uma direção labial.
  • Buccoversão: Um pré-molar ou molar que está em sua posição anatomicamente correta na arcada dentária, mas é anormalmente inclinado na direção vestibular.
  • Mordida cruzada: Má oclusão no cão em que um dente ou dentes mandibulares têm uma posição mais bucal ou labial que o dente maxilar antagonista. Pode ser classificado como rostral ou caudal. Em casos de mordida cruzada rostral (semelhante à mordida cruzada anterior em pessoas), um ou mais dos dentes incisivos inferiores são labiais aos dentes incisivos superiores opostos quando a boca está fechada. E nos casos de mordida cruzada caudal (semelhante à mordida cruzada posterior nas pessoas), um ou mais dos dentes da bochecha mandibular são bucais para os dentes da bochecha maxilar opostos quando a boca está fechada.

Maloclusão em cão: oclusão normal dos pré-molares em um cão

Foto 3: oclusão normal dos pré-molares em um cão.


Más oclusões simétricas

Três classes de más oclusões simétricas ocorrem em cães.

  • Neutrlusão (má oclusão de Classe 1; MAL / 1): os comprimentos de mandíbula são normais, mas um ou mais dentes estão em posição anormal (Foto 4). Exemplos incluem lance canina, mordida cruzada rostral, mordida cruzada caudal e mordida nivelada.
  • Distoclusão mandibular (má oclusão de Classe 2; MAL / 2): A mandíbula reside distalmente (caudal) à sua localização normal em relação à maxila (Foto 5). Isso geralmente resulta em dentes caninos mandibulares traumatizando o palato.
  • Mesioclusão mandibular (má oclusão de Classe 3; MAL / 3): A mandíbula reside mesial (rostral) em sua localização normal em relação à maxila (Foto 6). Embora considerado normal nas raças braquicefálicas, o contato do incisivo superior com o assoalho lingual ou canino pode causar trauma e desconforto significativos.

Má oclusão de Classe 1 em cães

Foto 4: Uma má oclusão de classe 1.


má oclusão de classe 2 no cão

Foto 5: Má oclusão de classe 2


má oclusão de classe 3 no cão

Foto 6: Uma má oclusão de classe 3.


Maloclusões assimétricas

Segundo a AVDC, a assimetria maxilar-mandibular descreve más oclusões esqueléticas no cão que podem ocorrer em uma das seguintes direções:

  • Rostrocaudal: Uma má oclusão MAL / 2 ou MAL / 3 no cão está presente em um lado da face, enquanto o lado contralateral mantém o alinhamento dentário normal.
  • Lado a lado: Perda do alinhamento da linha mediana da maxila e mandíbula.
  • Dorsoventral: Resulta em uma mordida aberta, definida como um espaço vertical anormal entre as arcadas dentárias opostas quando a boca está fechada.

Wry bite é um termo leigo não específico usado para descrever várias anormalidades oclusais unilaterais, portanto, seu uso não é recomendado.

 

Fonte: https://veterinarydentistry.net/defining-dental-malocclusions-dogs/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *