Má oclusão dos incisivos A má oclusão dos incisivos primários é mais comum em coelhos jovens. Se a má oclusão dos incisivos é o único problema em coelhos jovens, é provável que tenha uma origem genética (Verstraete, FJ et al, Odontologia em Pet Rabbits Compendium, setembro de 2005). Em pequenas raças de coelhos, muitas vezes há uma disparidade no comprimento da mandíbula. A maxila é curta, em relação às mandíbulas. Esta condição pode ser chamada de braquinatismo maxilar. Nestes animais, a discrepância do comprimento da mandíbula impede a oclusão e o desgaste normal dos incisivos. Os incisivos superiores se alongam e se curvam para dentro. Os incisivos inferiores alongam-se e projetam-se em orientação dorsofacial. O resultado é um grau variável de trauma nos tecidos moles, como mostrado nas fotos acima.
Nos coelhos mais velhos, a má oclusão dos incisivos é frequentemente secundária à má oclusão dos dentes da bochecha. Isso está frequentemente relacionado a problemas alimentares que não promovem o desgaste oclusal normal. À medida que os dentes da bochecha se alongam, a mordida se abre e permite a má oclusão e o alongamento dos incisivos.
A má oclusão do incisivo também pode ser um resultado de lesão nos dentes incisivos. Dentes fraturados podem resultar de trauma, como queda, ou aprisionamento de dentes em uma gaiola. A lesão iatrogênica do corte dos dentes também pode resultar em fratura do dente. Os dentes fraturados podem crescer em uma orientação anormal e, em alguns casos, os dentes tornam-se não vitais (morrer). O dente fraturado não ocluirá com o incisivo oposto, e o alongamento pode ocorrer com o desenvolvimento da má oclusão.
A má oclusão dos incisivos é uma condição potencialmente fatal que deve ser abordada. Esses animais têm dificuldade ou incapacidade de preparar e mastigar alimentos.
Tratamento
Aparar esses dentes faz pouco para resolver a má oclusão. Recorte periódico é necessário em um cronograma de 4 a 9 semanas.
A necessidade de cortes frequentes torna-se inconveniente e cara para a maioria dos clientes. A extração dentária dos incisivos oferece uma solução mais permanente.
http://www.mypetsdentist.com